Apresentação



Os programas comunitários de educação e formação promovidos pela União Europeia (UE) visam impulsionar uma ligação directa com um número significativo dos seus cidadãos. O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida tem como objectivo geral contribuir para o desenvolvimento da Comunidade enquanto sociedade do conhecimento. Apoiado e completado pela acção dos Estados-Membros, destina-se a promover os intercâmbios, a cooperação e a mobilidade entre os sistemas de ensino e formação na Comunidade, a fim de que estes passem a constituir uma referência mundial de qualidade.
O programa de acção abrange diversos subprogramas, nomeadamente, o Comenius, o Erasmus, o Leonardo da Vinci e o Grundtvig.
Atentos a esta realidade, o Museu da Chapelaria, juntamente com diversos outros parceiros europeus, promoveu o projecto intitulado HEFORE - “Heritage for Everybody” (património para todos) que visa tornar a cultura num bem acessível, sobretudo, a grupos social e culturalmente desfavorecidos apoiado pelo Programa Grundtvig.
O programa Grundtvig diz respeito a todas as formas de educação para adultos.

Visa:
- Responder ao desafio que o envelhecimento da população europeia representa no domínio da educação.
- Contribuir para oferecer aos adultos percursos com vista à melhoria dos seus conhecimentos e competências.
 
 Os seus objectivos operacionais são:
- Melhorar a qualidade e a acessibilidade da mobilidade, de modo a atingir 7 000 pessoas por ano, até ao final do programa.
- Melhorar a cooperação (qualidade e em termos quantitativos).
- Apoiar e encontrar possibilidades alternativas para as pessoas desfavorecidas e vulneráveis, como as pessoas idosas e as que não têm qualificações de base por terem abandonado o sistema educativo.
- Apoiar a elaboração de práticas inovadoras e sua transferência entre países.
- Apoiar o desenvolvimento de conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadores, baseados nas TIC.
- Melhorar as abordagens pedagógicas e a gestão das organizações de educação de adultos.

O programa Grundtvig pode apoiar acções como:
- A mobilidade das pessoas, incluindo a preparação, o acompanhamento e o apoio adequados.
- As “parcerias de aprendizagem Grundtvig” centradas em temas de interesse comum.
- Os projectos multilaterais destinados a melhorar os sistemas de educação de adultos através do desenvolvimento e da transferência de inovação e boas práticas.
- As “redes Grundtvig”, redes temáticas de peritos e organizações.

O Projecto HEFORE, no qual o Município de S. João da Madeira participa, pretende desenvolver uma série de instrumentos de trabalho de apoio à inclusão social e promover a formação profissional dos técnicos afectos aos serviços educativos das instituições culturais dotando-os de ferramentas de trabalho para o desenvolvimento de projectos de inclusão social.
O projecto de S. João da Madeira, que será desenvolvido ao longo dos próximos dois anos com o apoio de diversas instituições da Rede de Acção Social de S. João Madeira, intitula-se “Eu sou a História da minha cidade” e é dirigido a grupos desfavorecidos e tradicionalmente excluídos do acesso à cultura e visa promover a eliminação das barreiras culturais e sociais que os mantêm como públicos excluídos.
Com este projecto criar condições adequadas para a promoção da identidade local e territorial desta comunidade evidenciando os aspectos relevantes da história local, sedimentando a coesão da comunidade através do estreitamento de laços inter-pessoais entre os autóctones e também promovendo a integração de ‘residentes forasteiros’ ou mesmo de grupos marginalizados.
Liderado pelo Museu da Chapelaria, este projecto vai ainda incluir a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura/Arquivo Municipal.
Globalmente o projecto visa estimular a investigação em torno da história de S. João da Madeira, levando os participantes a descobrirem, para melhor compreenderem, o percurso histórico, cultural, social e económico do seu concelho, estimulando, consequentemente, o seu envolvimento afectivo com a cidade, os locais e as instituições que perpetuam a memória para as gerações vindouras.
Perspectivar o futuro de forma criativa e dinâmica e encontrar soluções empreendedoras para o futuro, implica necessariamente conhecer o passado e o percurso já realizado até ao momento e ter uma perspectiva crítica sobre essa mesma evolução.


                

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